Feira da Loucura por Sapatos 2020

Baile Idade de Ouro marca a agenda de eventos pelos 15 anos do Estatuto do Idoso

Encontro realizado na Fenac na quinta-feira, 4, virou tradição no dia de abertura da Feira da Loucura por Sapatos

Baile Idade de Ouro marca a agenda de eventos pelos 15 anos do Estatuto do Idoso

Se tem Feira da Loucura por Sapatos, o Baile da Idade de Ouro é atração confirmada na abertura da mostra que movimenta a Fenac duas vezes ao ano. Como de costume, o encontro deve atrair o público da terceira idade – ou jovem há mais tempo, como muitos preferem ser chamados – de Novo Hamburgo, de outras cidades do Vale do Sinos e diferentes regiões do Estado. E mais: os visitantes da Fenac contam, ainda, com a facilidade de desembarcar em uma estação do trem diante do portão de entrada para a mostra. Desta vez realizado em 4 de outubro, a partir das 13h30, o Baile da Idade de Ouro faz parte do programa alusivo aos 15 anos do Estatuto do Idoso. A Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), por meio do Programa Melhor Idade (PMI), deve levar em torno de 200 alunos que frequentam o projeto para a edição deste ano na Fenac.

Toda a iniciativa, que se tornou uma agenda com atrações diversificadas, envolve o Serviço Social do Comércio (Sesc), do Sistema Fecomércio-RS, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), o Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), a Fenac – Centro de Eventos e Negócios e a Universidade Feevale.

Estatuto torna mais visível a realidade do idoso no País

Os direitos dos idosos a atendimentos prioritários em uma série de serviços e outras garantias tornaram-se mais conhecidos com o Estatuto do Idoso, que completou 15 anos de vigência no primeiro dia deste mês.

Criado pela Lei 10.741, em 1º de outubro de 2003, o conjunto de princípios reúne as diretrizes da proteção integral e da regulação dos direitos humanos a essa parcela da população que mais cresce em todo o País.

Situações de negligência, violências, opressões e abusos, financeiros inclusive, contra a pessoa idosa estão hoje passíveis de punição criminal graças ao rigor da lei. “Mas ainda precisamos empoderar o idoso sobre os seus direitos, aumentando o seu conhecimento e a sua percepção do quanto é importante o papel dos mais experientes para o desenvolvimento da sociedade”, sublinha o coordenador de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, o psicólogo e professor Telmo Silva.

Confira, a seguir, o restante da programação especial:

9/10 – Palestra “Memória”, com Rafael Soares de Lima, das 14h30 às 16h30, no auditório do Câmpus 1 da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Hamburgo Velho)

11/10 – 2a Gincanic (Gincana Recreativa+Piquenique), das 8 horas ao meio-dia, no Parcão

15/10 – Torneio de Câmbio, das 8 horas às 16h30, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, 166, Rio Branco)

20/10 – Palestra “Mais Vida aos Anos”, com a doutora Suzana Wolff, às 10 horas, na FTEC (Rua Silveira Martins, 780, Centro)

22/10 – Caminhada Sesc/Smel, com concentração às 8h30 e largada às 9 horas da Associação de Moradores do Bairro Rondônia

27/11 – Conferência Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa, das 8h às 18 horas, no Câmpus 2 da Universidade Feevale (ERS-239, 2.755, Vila Nova) com abertura e encerramento no Salão de Atos do Prédio Lilás e atividades em salas do Prédio Azul


03 de Outubro de 2018

Mais notícias

Feira da Loucura por Sapatos encerra em Novo Hambu ...

Maior promoção de calçados do Brasil encerrou neste domingo (13), na Fenac

Continue Lendo

11º Festival de Cervejas Artesanais foi opção d ...

Evento reuniu cervejarias artesanais, música ao vivo e boa gastronomia

Continue Lendo

Feira da Loucura por Sapatos traz novidades para o ...

Além de descontos em produtos infantis, feira conta com ações para a criançada se divertir no feriado de 12 de outubro

Continue Lendo
Ver todas as notícias

© 2016 Feira Loucura por Sapatos - Todos direitos reservados