Feira da Loucura por Sapatos 2020

Exposição resgata anúncios de calçado da década de 1960

Materiais fazem parte do acervo do Arquivo Público Municipal e estarão em exibição no Hall da Feira da Loucura por Sapatos a partir do dia 04 de abril

Exposição resgata anúncios de calçado da década de 1960

Entre os dias 04 e 14 de abril, das 10h às 21h, a Fenac - Centro de Eventos e Negócios, em Novo Hamburgo, recebe a exposição “Propaganda do Calçado”. A realização da Mostra é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura através do Arquivo Público Municipal, Museu Nacional do Calçado e da  Fenac.

A exposição que integra a Feira da Loucura por Sapato, reúne materiais publicitários e calçados de marcas do auge da indústria calçadista da cidade, que representa uma época onde a cidade abriu caminho à exportação, ampliou seu alcance – ditou, criou e lançou tendências no Brasil e no mundo. A indústria calçadista marcou profundamente a história do município, tanto é que até hoje a cidade é conhecida como “a capital nacional do calçado”.

Para Ralfe Cardoso, Secretário Municipal de Cultura, “resgatar a história é fundamental para qualquer escolha que fazemos” Ele ainda completa que “nesse sentido, nosso Arquivo Publico, propõe uma mostra importante sobre a forma de comunicação do setor na década de 60. Estamos democratizando a informação”.

O material da exposição reúne publicidades veiculadas no Jornal NH durante a década de 1960, dando visibilidade às empresas hamburguenses. A proposta é analisar o papel que a cadeia produtiva ligada ao couro e o calçado teve na formação de uma espécie de “alma” econômica que persiste na essência dos negócios e na imagem que a cidade ainda hoje espelha para todo o país.

Para visitação de segunda à sexta-feira ( exceto feriado), ingressos cortesias podem ser retirados na Secretaria Municipal de Cultura ( Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 - 3º andar - Bairro Centro - Novo Hamburgo), e no feriado e finais de semana opera o valor de ingresso da Feira da Loucura por Sapatos.

Sobre o Arquivo Público Municipal
Fundado no ano 2000, o Arquivo Público de Novo Hamburgo é composto pela hemeroteca, com coleções dos Jornais O 5 de Abril, Gazeta de Novo Hamburgo, Jornal Hamburguês e Jornal NH, além de documentos de entidades comunitárias, fotografias, relatórios, livros de registros, biblioteca de apoio e cadernos especiais. Em maio de 2017, o Arquivo Público Municipal recebeu o reconhecimento do Conselho Nacional de Arquivos. Desde então, o Arquivo de Novo Hamburgo faz parte do Cadastro Nacional de Entidades Custodiadas de Acervos Arquivísticos (CODEARQ).  Além de manter e preservar documentos e registros históricos da cidade, o Arquivo Público Municipal oportuniza o acesso da população a este acervo. Isso inclui registros e dados não só da administração pública, mas também de diversas empresas antigas cuja documentação está preservada, tanto de Novo Hamburgo como da região.

SERVIÇO
Exposição: “Propaganda do Calçado nos anos 60”
Data:  04 e 14 de abril, das 10h às 21h
Local: Fenac - Centro de Eventos e Negócios – na Feira da Loucura por Sapatos
Horário de Visitação:  das 10h às 21h. Para visitação de segunda à sexta-feira ( exceto feriado), ingressos cortesias podem ser retirados na Secretaria Municipal de Cultura ( Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 - 3º andar - Bairro Centro - Novo Hamburgo), e no feriado e finais de semana opera o valor de ingresso da Feira da Loucura por Sapatos.


Fonte: PMNH


03 de Abril de 2019

Mais notícias

Feira da Loucura por Sapatos encerra em Novo Hambu ...

Maior promoção de calçados do Brasil encerrou neste domingo (13), na Fenac

Continue Lendo

11º Festival de Cervejas Artesanais foi opção d ...

Evento reuniu cervejarias artesanais, música ao vivo e boa gastronomia

Continue Lendo

Feira da Loucura por Sapatos traz novidades para o ...

Além de descontos em produtos infantis, feira conta com ações para a criançada se divertir no feriado de 12 de outubro

Continue Lendo
Ver todas as notícias

© 2016 Feira Loucura por Sapatos - Todos direitos reservados