FLS 2021

Parceria entre Fenac e a Secretaria de Desenvolvimento Social transforma catadores de resíduos em educadores ambientais

Ação conscientiza visitantes da feira

Parceria entre Fenac e a Secretaria de Desenvolvimento Social transforma catadores de resíduos em educadores ambientais


Sustentabilidade e a conscientização no descarte dos resíduos são palavras empregadas nessa época em que a sociedade destaca a importância da preservação do Meio Ambiente. Dentro desse contexto e transformando essas palavras em ação, a direção da Fenac, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, desenvolveu uma forma de introduzir os catadores de resíduos do município nas feiras realizadas periodicamente nos pavilhões. 

A medida foi experimentada na última Fimec, realizada em março deste ano, e está seguindo na Feira da Loucura por Sapatos que se estende até o próximo domingo, 16. Equipes identificadas ligadas a duas associações de catadores, as cooperativas Colabore e a Univale, estão com a função de, além de separar o lixo seco produzido pelo público na feira, orientar a população no descarte correto dos resíduos secos e orgânicos. O coordenador da Cooperativa Univale, Júlio César Ramos, destaca o papel de propagar a conscientização para a população. “O contato com o público é de extrema importância. Esta proximidade nos proporciona a possibilidade de orientá-los nas feiras”, afirmou.

Valorização profissional e aumento da autoestima dos profissionais

Para o melhor entendimento do público, as lixeiras na praça de alimentação dos pavilhões foram colocadas com avisos de resíduos orgânicos (úmidos) e resíduos recicláveis (secos). Para o Diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, a nova forma empregada impulsionou uma conscientização no descarte correto e também aumentou a autoestima dos profissionais envolvidos. “É um processo que dinamizou e qualificou a forma de coleta na feira. O resultado desta ação foi que um volume maior de resíduos está sendo direcionado diretamente para a reciclagem, assim gerando mais resíduos limpos, beneficiando o meio ambiente”, declarou.

A Secretária de Desenvolvimento Social do município, Flávia Petry, destaca a parceria como uma ação estratégica junto aos catadores. “A ideia foi dar uma praticidade para a reciclagem, promovendo os catadores ao status de educadores ambientais, dando protagonismo e autonomia ao cidadão trabalhador. Anteriormente, os profissionais trabalhavam do lado externo dos pavilhões, quando recebiam os resíduos totalmente misturados, dificultando a separação”, explicou. 


14 de Abril de 2017

Mais notícias

Feira da Loucura por Sapatos encerra em Novo Hambu ...

Tradicional promoção de calçados chegou ao fim neste domingo (13) e ocorreu com rigorosos protocolos de biossegurança

Continue Lendo

Último final de semana para aproveitar os descont ...

Continue Lendo

Feira da Loucura por Sapatos oferece entrada gratu ...

Feira segue até domingo (13), na Fenac, em Novo Hamburgo

Continue Lendo
Ver todas as notícias

© 2016 Feira Loucura por Sapatos - Todos direitos reservados